Idealizado em 1997 para celebrar o aniversário da cidade, comemorado no dia 24 de outubro, o Boi Manaus teve sua essência criadora na mistura do ritmo das toadas de boi-bumbá à alegria contagiante das folias carnavalescas fora de época, conhecidas em todo o Brasil como micaretas.
Um formato que uniu a valorização da cultura amazonense, representada pelo talento dos artistas locais e pela música que consagrou o Festival Folclórico de Parintins, à explosão de som dos trios elétricos que há décadas embalam os mais importantes carnavais do Brasil, cuja tecnologia dos grandes carros sonorizados, já se incorporou às suas tradições musicais.
Realizado durante três noites consecutivas, o Boi Manaus consiste no desfile de levantadores de toada e bandas de Boi-Bumbá, seguidos por torcedores e simpatizantes que os acompanham por toda a extensão da pista do Centro de Convenções Humberto Calderaro (Sambódromo), onde acontece o evento que reúne, em todo o período, aproximadamente 200 mil brincantes vestidos de tururis, indumentária que identifica a preferência dos brincantes por determinado artista e que funciona como ingresso para as tribos que seguem os trios elétricos.
O Boi Manaus se concretizou nãoão apenas como mais uma opção de entrenimento e lazer para os moradores de Manaus, mas que também rendeu à Capital um potencial e promissor produto turístico. Afinal, a exemplo do que já acontece em outras cidades, o Boi Manaus é um evento com todos os requisitos para chamar a atenção dos formadores de opiniões e o interesse de inúmeros visitantes.